Asatru, viking metal, quadrinhos e RPG

9 de abril de 2013


Para esta postagem do blog decidi tratar de um assunto bastante comentado nos encontros do meu Kindred, a relação que existe entre Asatru e vertentes musicais alternativas, como Viking Metal, Black Metal, assim como outros elementos culturais como histórias em quadrinho, jogos de RPG, literatura ficcional, etc.

Sabemos que boa parte daqueles que descobrem o Asatru, o fazem por meio do contato com músicas de algumas bandas, como Amon Amarth, Fintroll e Enherjar. Nada contra essa preferência musical, afinal eu mesmo já ouvi e apreciei bandas de Viking Metal, sinceramente fico satisfeito em saber que elas ajudam pessoas a conhecer o Asatru, assim como outras coisas contribuem para a descoberta de nossa fé, como jogos de RPG e revistas em quadrinho, coisas que também gosto. A questão é que tenho visto certa confusão em pessoas, que confundem preferência musical e identificação com arquétipos romantizados (Thor da Marvel, filmes sobre vikings, etc) com a religião pagã Asatruar, mas obviamente esses elementos culturais contemporâneos não representam nossa fé, entretanto estas manifestações culturais contemporâneas servem de caminho para que muitos cheguem ao Asatru. Portanto, que eu não recomendo é fazer coisas como por um desenho do Thor da Marvel Comics no seu altar, pois no mínimo você será motivo de piada, por isso, usar o bom senso é uma ótima escolha sempre, não pense só no que você acha que será “legal”, pense no que é pertinente a nossa fé, lembre-se do que nossos deuses e ancestrais gostam, pois não creio que Thor gostaria de ver-se representado, sem sua frondosa barba vermelha, assim como nossos ancestrais, que apreciavam poesia de métrica refinada, talvez não apreciem certos tipos de músicas durante um blót ou sumbel. Pense nisso, você deve viver o paganismo buscando suas raízes e não as distorcendo para satisfazer seu ego.

E assim, aconselho a todos que pensem, reflitam sobre o que é de fato paganismo nórdico, pois nossa crença primordial está contida em fontes específicas, as principais são a Edda Poética e a Edda em Prosa, assim como as Sagas, e alguns outros escritos. Além disso, ainda temos autores contemporâneos, acadêmicos ou não, que contribuem para a interpretação de nossos mitos e reconstrução da fé dos velhos costumes. Enquanto as músicas, filmes, quadrinhos cumprem um papel informal e auxiliar, apenas conduzindo alguns indivíduos até o Asatru, mas é preciso entender a diferença e separar as coisas, pois nossa fé é séria. Demanda, portanto, estudos por vezes complexos, assim como uma visão própria da realidade e principalmente uma vivência em grupo, que deve ser tratado como família, assim um Kindred não é um grupo de amigos que escutam Viking Metal ou são fãs do Thor da Marvel, mas sim uma família, onde deve haver um respeito, cooperação e amizade entre os membros. Ser parte do Asafolk é cultivar as Nove Nobres Virtudes e fortalecer os laços com o Kindred e com nossos deuses e ancestrais.

Antes de professar sua crença em nossos deuses, é preciso pensar e sentir, se é realmente algo que você deseja por vontade própria, por chamado espiritual de encontro as nossas raízes espirituais, aos deuses e ancestrais de nosso povo. Nossa crença baseia-se em ser verdadeiro, portanto se há dúvida, recomendo cautela, não se apresse em realizar blóts e sumbels, primeiro é preciso ter certeza se você aceita o Asatru verdadeiramente, e mais importante, se nossos deuses o aceitam.

Bons estudos e reflexões a todos!

1 comentários:

  1. Bom dia.

    Se me permitem, gostaria de compartilhar um artigo aqui, que pode conter detalhes interessantes acerca deste assunto, explorando pontos de vista do Asatru vinculados ao aspecto e a mística dos números, sem resvalar em mesmices ou vicissitudes ecléticas.

    Um abraço a todos, agradecendo desde já a atenção, eis o link:

    Neste pequeno texto, algumas projeções e perspectivas interessantes e úteis serão abordadas, que ajudarão a elucidar dúvidas a respeito do posicionamento dos praticantes de Asatru, acerca de conceitos abstratos ligados a geometria e valores numéricos, assim como com a associação de ambos com a cosmologia e cosmogonia, visando esclarecer de forma objetiva, tanto a independência do Asatru acerca das formulações teóricas do hermetismo e de seus derivados históricos, quanto a qualidade dos argumentos e símbolos qualitativos numéricos, e suas devidas aplicações dentro da forma de pensar do Forn Sidr:

    https://www.academia.edu/36655597/Asatru_e_a_Metaf%C3%ADsica_dos_N%C3%BAmeros

    ResponderExcluir

 
Aliança Asatrú Capixaba - Asatrú e Paganismo no ES/Brasil © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions